terça-feira, 24 de setembro de 2013

Sistema de tração com 2 diferenciais (6x4 - 8x4 - 10x4) - bloqueio de diferencial

     Também chamado de traçado, veículo que pelo jeito nasceu na guerra, hoje é uma tendência de mercado. A quantidade de caminhões 6x4 vem aumentando, estes são obrigatórios para tracionar grandes composições, e muitos nem sabem sobre o funcionamento dos diferenciais. O Blog Mundo dos Pesados consultou o engenheiro Evandro Fullin e o mesmo prontamente acertou as arestas.

1) A tração dos caminhões 6x4 e 8x4 atuais funcionam de forma constante, ou seja, os 2 diferenciais funcionam juntos a todo o momento, controlados pelo diferencial ou divisor de torque (montado na carcaça do primeiro diferencial, veja imagem).

2) A tração em dois diferenciais é muito melhor, pois cada eixo recebe 50% de força, suporta mais peso sobre o conjunto e o sistema de freios é otimizado.

3) O consumo de combustível é sensivelmente alterado, dado ao arrasto.

4) Todos os pneus utilizados no conjunto precisam ser iguais, da mesma marca, mesma medida, mesmo desenho, pois o diferencial entre-eixos ou divisor de torque precisa "ler" o movimento dos 8 pneus e corrigir a entrega de força (por isso se chama diferencial, pois tira a diferença de giro)

5) Em caso de tração negativa, ou patinamento, é agora o "X" da questão, é hora de utilizar o bloqueio. Vamos devagar, pois daqui pra frente, precisa ler com atenção.

a] O bloqueio só é utilizado quando o veículo patina.

b] Na maioria dos caminhões 6x4 e 8x4 atuais, o sistema permite 2 estágios de bloqueio.

c] No 1º estágio, apenas o diferencial entre-eixos ou divisor de torque é bloqueado, mas o preciso precisa estar parado e é certeza que duas rodas de cada eixo vão tracionar. Também chamado de bloqueio longitudinal e pode fazer curva.

d] Se mesmo assim patinar, aciona-se o 2º estágio, este é o bloqueio de eixos ou bloqueio transversal, neste caso, as  planetárias são anuladas. O 1º estágio continua acionado e neste caso, não se faz curva, pois o volante não obedecerá, mas se acaso as rodas conseguirem aderência, e o volante esterçado, o equipamento sofrerá sérios danos.

e] Se mesmo assim o veículo não sair, o melhor é pedir para alguém rebocar.

Observações:

       Nos MB 2213 e demais 6x4 com cabine AGL, Ford 22-000 e Dodge 950, o sistema é diferente, pois não tem o divisor de torque na carcaça do primeiro diferencial. O câmbio manda força para a caixa de transferência e ela manda dois cardãs, um para cada diferencial, este sistema é chamado de "perna cruzada", veja matéria:  http://mundodospesados.blogspot.com.br/2014/06/diferenciais-hd4-mercedes-benz.html












11 comentários:

  1. Muito boa a postagem, curto muito os traçados, o freio auxiliar fica otimizado pois transfere a força de frenagem para um eixo a mais, e atualmente, ao contrário do que muitos pensam, os 6x4 novos são full times, funcionam o tempo todo. Parabéns pela postagem.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Ótima postagem! Conteúdo bem explicado. Sobre os 6x4 que erguem o eixo traseiro sabes se já tem algum modelo no Brasil? Me parece que é Meritor.

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  4. olá, não conhecia seu site, meus parabéns, excelente!

    ainda sobre os 6x4, tenho um e gostaria de transformar para 6x2, mas, se entendi bem, não é simplesmente remover o cardan intermediário (que interliga os 2 diferenciais) devido ao divisor de torque, correto? Estou a procura de alguem para trocar idéias a respeito do assunto.

    Mais uma vez, parabéns pelo excelente material!

    raphael

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    1. Pois é, não é tão simples assim, os 6x4 costumam ter relações mais curtas que os 6x2. Este processo fica inviável, o ideal seria pegar um 6x2 já pronto, agora se você pretende tracionar composições de 7 ou 9 eixos, o 6x4 está em alta.

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  5. Por favor, se possível, além das informações já existentes, consegue me detalhar sobre o modelo P124 CB 6x4 NZ 360 ano
    2000/00

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  6. SE ALGUEM TIVER A VISTA EXPLODIDA DO DIFERENCIAL TRASEIRO 6X4
    MB 2627 ANO 2009 ME MANDE PARA O EMAIL adm@mecanicamultimarcas.com.br DESDE JA AGRADEÇO PARA JULIANO

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  7. Vc poderia me explicar em qual diferencial do traçado recebe primeiro a força motriz. Fico agradecido se poder mim responder (j.mesilva@hotmail.com)

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  8. boa noite
    Pessoal

    alguem pode me ajudar ?

    tenho 4 r440 6x4 e nao sei mais como resolver o problema do cardan do diferencial trazeiro.
    todos eles quebran e da um prejuiso muito grande, todos os amigos que tem esse scania 6x4 tamb'em nao sabe como solucionar esse probema.

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  9. Olá Cleverson.
    Sou o Marcos, tenho 8 R440 6x4 que ja estão com km entre 500 e 800 mil rodados e pode acreditar, nunca tive problema com cardan e cruzeta. Quando recebi os caminhoes fui informado da lubrificação correta com graxa adequada. Sempre lubrifico a cada 15 mil quilometros conforme recomendação da fabrica e meu caminhoes puxam calcario nas fazendas e grãos para os principais portos do brasil.
    Acredite, a solução é realmente a graxa adequada. Se a lubrificação for incorreta é melhor deixar de lubrificar assim como o volvo que tem sistema blindado e a graxa que vai no cardan é a mesma recomendada pela scania.

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Scania T113 4x2 320_360 (modelo 94>)

Motor: DSC1121, 6 cilindros, 11022 cc, 320 hp à 1900 rpm e 145 mkgf à 1100 rpm            DSC1123, 6 cilindros, 11022 cc, 360 hp à 1900 rp...