quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Scania R113 Topline Série Especial

Eis um modelo que pouco se vê, de fabricação nacional, com produção nos anos de 96 e 97, câmbio GRS900 de 6 marchas, pneus 295, 4x2 e escrito no para-sol Topline. Das edições da Revista Rei da Estrada que eu possuo não tem matéria sobre este modelo, apenas aparece em alguns números naquela última parte, onde os clientes adquirem suas máquinas e daí aparece este 113 enigmático, sempre escrito na matéria: Série Especial.
Já ouvi dizer que foram 100 unidades fabricadas, que é Euro 2, exportação, 380 hp, mas não tem como provar, e pra variar também saiu com cabine T, muito menos que a R, mas na própria Rei da Estrada tem. Será que foi uma série comemorando a venda expressiva dos modelos 113? Inclusive aquela caminhoneira gaúcha de Não-Me-Toque, a Sra. Nahyra Schanke teve um deste.
Se você tem informações sobre este modelo, comente abaixo.





35 comentários:

  1. esse é rarissimooooo nossa que legal rever antiguidades desse gênero...
    atenciosamente...comedor de coroas sexy heheehhehe

    ResponderExcluir
  2. sei de comentario que este saiu para testar o canbio 6 marcha para serie 4 e o utimo modedelo seri 3 poriso e o top dos top que coisa mas linda mada mas fotos desta raridade parabes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sentido, porque a maioria que eu vejo são do ano 97 e sempre tem o câmbio GRS900, o famoso 6 marchas. Eu tenho pouquíssimas fotos deste belo cargueiro, queria que o pessoal me arrumasse, que postaria com prazer.

      Excluir
    2. esse modelo saiu com uma outra faixa masi rar ainda q no lugar d verde é azul mais esse é ano 98 ultima d produça da scania senda assim lançado no Brasil e paraguai caiax GRS900 6 marchas no Br 380 Hp paraguai motor 500 HP V8 , um cara q descarrega em palotina flw hj pra mim e ele tem duas revistas uma da argentina e outra da suecia q explica sobre isso mais ele n empresto pra mim ler e fiquei mais curioso sobre essa raridade

      Excluir
    3. Quem tá falando aí que é sobre o câmbio 6.marchas nada a ver. De 6 marchas sairao mais de 5 mil.unidades em 96 modelos 6x4 meu pai teve uma eu tenho a notinha e o manual dela até hoje da 113 1996 6 marchas 6x4 . Essa da faixinha é apenas uma edição especial mesmo pela grande venda da scania 113 .i essa aí vinha completa com ar condicionado e o painel completo . I quem tinha dinheiro pagava pra vim com freio retardar mais isso podia vim até antes só tinha freio retardar quem tinha dinheiro mesmo na época. A do meu pai era 96 ele teve ela até 2010 puxando cana mais de 100 tonelada de cana trabalhando 24 h ela tinha desembaçador dos retrovisores e ar condicionado era luxo .

      Excluir
  3. Caro brunowagner me chamo Eduardo e gostaria de saber se tem como mudar o câmbio de um 113 10 ou 8 marchas para um de 6 marchas sem problema e se fica bom como original.
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim e fica bom hein, além da caixa ser mais bruta, ela conta com as reduções, fazendo o cargueiro render muito mais.

      Excluir
  4. Tenho duas revistas o carreteiro, uma de junho de 96 na qual já aparece um igual ao da foto acima no pátio da scania, e tenho outra de maio de 95 onde um P93 aparece no estande da scania numa feira no brasil em que ele aparece com a faixa similar apenas com cores diferentes, se procurar aqui no blog vai encontrar essa p93 com a faixa da qual estou falando. O 113 360 a qual se refere veio em 1986 a 1988, desconheço se tem pode ter de outros anos mas nunca vi, mas todas que vi estavam sem faixa, então não sei dizer se é dele a faixa, creio que não pois o que estavam a venda nem mesmo eram teto alto. Os importados ainda possuem nomenclatura 113M, um a venda:
    https://www.seminovosbh.com.br/veiculo/codigo/928205
    um p93 faixa azul e vermelha:
    http://2.bp.blogspot.com/-qr4BFe-33yY/Uk8reDJBfwI/AAAAAAAAAKU/j2GXhGO9sDE/s1600/P93.jpg
    e se procurar verá umas quantas p93 com a faixa verde e rosa o que me leva a crer que originalmente era dele, mas pode ser original do modelo topline o qual foi lançado +/- na mesma época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O P93 aqui do blog foi o próprio veículo da exposição, a Transpo. Ainda sobre os P93, vários deles saíram com faixa verde e lilás, inclusive tenho revista Rei da Estrada que comprova isso, além de outras fotos. Agora sobre R113, este azul que está a venda é importado, pois o 113 começou a ser montado em SBC em 1991, sempre nas versões H e E. De acordo com minhas fontes e as suas (revistas), este modelo do R113 Topline é mesmo 1996/97; inclusive se você pudesse passar a revista no scannner e nos enviar seria ótimo, ou se quiser, eu mesmo posso fazer o serviço e te devolver, inclusive com o arquivo digital. Agradeço pela sua participação e depoimento.

      Excluir
    2. Na revista só tem uma foto dele e fala da adoção da empresas pela cabine avançada, sem especificações, falei do modelo importado, pq na suecia naquela época ja existia essa faixa decorativa. E com o P93 na transpo 95, falando que ja existia essa faixa em 1995, contestei a ideia de ser uma edição especial da scania, já que nem no site da scania é comentado sobre esse modelo, falam do jubileum e do millenium, nem nome tem essas "serie especial".

      Excluir
    3. falei no modelo importado, pois o único que vi, que pode ter vindo com motor 380hp

      Excluir
    4. Certo, pela Europa tinha mesmo o 113 380, e o P93 vinha da Argentina, o começo foi em outubro de 95, justamente na Transpo daquele ano. A busca sobre informações sobre o misterioso R113 Topline é coisa de doido, não aparece mesmo, mas na Rei da Estrada, lá naquela parte dos clientes que adquirem veículo, aparece como R113 Série Especial. Outra coisa, foram montados no Brasil, pois eu já pesquisei documentação e o chassis começa com 9BS. Vamos continuar pesquisando...

      Excluir
    5. pelo que sei esse modelo foi um lote feito para exportação para a Russia,mas como de repente houve uma crise economica e política nesse pais europeu nessa epoca os pedidos foram cancelados,e a solução foi vender as unidades no nosso mercado interno mesmo.para ressaltar esse caminhão alem da caixa 6 marchas vinha com ABS original de fabrica.

      Excluir
    6. Tenho um 113 6 marchas e até aonde eu sei as faixas saiu estas verdes o chassi começa com 9BS e o final e 50 referente numero 50 dos 100 que ficaram .Apenas 100 destinados a ficar no Brasil segundo relatos este meu foi adquirido em pato Branco PR aonde a Scania teria exposto o mesmo numa feira que ocorreu na cidade.

      Excluir
  5. ola amigos!!tenho pouco conhecimento sobre veiculos scania e desejo informaçoes sobre o p93 !!acabei de comprar um e gostaria de saber se o cambio 8 marchas dele é o mesmo do 113 e qual o modelo do eixo de traçao !! o veiculo é 96/97 !!fico no aguardo att robson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robson, o P93 conta com a caixa GR801, diferente do modelo 113, que possui a 1ª trator. Diferencial é modelo R660. São todos montados na Argentina.

      Excluir
  6. ok amigo é de grande valor suas informaçoes !! vc por gentileza sabe me dizer qual a relaçao coroa e piao para este modelo de diferencial !! muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. amigao muito obrigado !! a relaçao que esta nele é curta e seja provavel que seja a (9 x38) !! parabens pelo seu blog e por suas informaçoes !! tenha uma boa semana

      Excluir
  8. aqui tem uma foto de um desses, se não for o mesmo até...
    https://www.facebook.com/Scania113h/photos/pb.185963368211925.-2207520000.1438127794./528442123964046/?type=3&theater

    ResponderExcluir
  9. tem outro aqui também, da mesma série, porém com teto baixo e tração 6x4
    http://imganuncios.mitula.net/scania_113e_cabine_leito_frontal_tra_ado_caixa_6_marchas_unico_dono_8_pneus_novos_curitiba_96961245553333455.jpg

    ResponderExcluir
  10. boa tarde amigos vou inserir umas fotos do scania p 93 que comprei e espero que gostem !!!

    ResponderExcluir
  11. desculpa !!! gostaria de inserir umas fotos

    ResponderExcluir
  12. Bom dia... 96 saiu 113 frontal c cambio 6 marcha... Desde ja meu muito obrigado... E parabéns pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal, tenho uma dúvida, to negociando um scania 94 bicudo top line, porém ele é pneu 1100 com roda raiada, eu desconheço essa configuração mas o dono tirou ele zero e jura q é original assim, 94/94, n sei se ele está me enganando ok

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, eu preciso dessas faixas da série especial pro meu 113 96, alguém sabe onde posso encontrar???

    ResponderExcluir
  16. Meu patrão Tem um desse frontal com essas faixas e câmbio e 6 marcha , diz ele que é original série especial só q o ano e 94 , eai alguém sabe me dizer sobre isso Se saiu mesmo nesse ano série especial ?🤔

    ResponderExcluir

Scania T113 4x2 320_360 (modelo 94>)

Motor: DSC1121, 6 cilindros, 11022 cc, 320 hp à 1900 rpm e 145 mkgf à 1100 rpm            DSC1123, 6 cilindros, 11022 cc, 360 hp à 1900 rp...