terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Volvo FH440

Este veículo mesmo sendo recente, deixou saudades, um acerto da Volvo que agradou e agrada à muitos, lançado em outubro de 2006 dentro da linha Total Performance, estreando o bloco de 12.800 cc; logo foi bem aceito pelos frotistas e motoristas. Seus irmãos eram o 400, 480 e 520, porém seu equilíbrio e versatilidade o favoreceram muito, sendo o mais vendido dos quatro. Logo se tornou líder de vendas e era figurinha fácil nas rodovias, mas como tudo passa, em dezembro de 2011 ele encerrava sua participação, dando lugar ao FH460, um modelo para atender ao Euro 5.
Abaixo uma singela ficha técnica desta lenda:

Motor: D13A, 440 hp entre 1400 e 1800 rpm, e 224,5 mkgf entre 1050 e 1400 rpm
Caixas: mecânicas VT2214B e VT2514B de 14 marchas (6+6) + 2 Crawler
              automatizada: AT2512C de 14 marchas e 4 ré
              Obs.: Overdrive opcional.

Diferenciais

4x2 / 6x2

RAEV91 / RS1356HV, sem redução nos cubos, nas relações: 3,10, 3,44 e 3,67

4x2 / 6x2

RS1370HV com redução nos cubos nas relações: 3,61, 3,76 e 4,12

6x4

RTS2370A, sem redução nos cubos, nas relações:3,09, 3,40, 3,78, 4,13, 4,50 e 5,14

RT2610HV, com redução nos cubos, nas relações: 3,61, 3,76, 4,12, 4,55 e 5,41

RT3210HV, com redução nos cubos, nas relações: 3,61, 3,76, 4,12, 4,55, 5,41 e 7,21


Veja este video: https://www.youtube.com/watch?v=jqpgYj45ozs

4x2

6x2

6x4




Um comentário:

  1. Os diferenciais são fabricados pela Meritor que tem um contrato de mais de $ 150 milhões por ano com a Volvo desde 1999.

    http://www.meritor.com/ourcompany/news/Lists/News/DispForm.aspx?ID=718&RootFolder=%2Fourcompany%2Fnews%2FLists%2FNews%2F2002

    ResponderExcluir

Scania T113 4x2 320_360 (modelo 94>)

Motor: DSC1121, 6 cilindros, 11022 cc, 320 hp à 1900 rpm e 145 mkgf à 1100 rpm            DSC1123, 6 cilindros, 11022 cc, 360 hp à 1900 rp...