segunda-feira, 21 de julho de 2014

Mercedes-Benz LS 1630

Motor: OM-449LA, 5 cilindros, 9973 cc, turbo e intercooler, 300 hp à 2100 rpm e 132,65 mkgf entre 1100-1600 rpm

Caixa: ZF 16S 130 com 8 marchas (4+4+reduzidas)

Diferencial: HL7/021D10, disponível nas relações 3,76, 4,20 e 4,63

Entre eixos: 4,50 m

Lançamento no começo dos anos 90.

Ideal para carreta de 3 eixos

Cabine confortável

Um dos mais belos paineis da MB

OM-449 LA e a mangueira de saída do intercooler, caixa de direção, res. DH

Turbo e mangueira de entrada do intercooler

41 comentários:

  1. Eu até acho interessante esses motores de 5 cilindros, mas parece que só a Scania se deu bem no mercado com essa configuração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, e eu também acho muito interessante esta configuração.

      Excluir
    2. Ate onde sei, apenas Scania e MB fizeram motores 5 cilindros. OS 1630 e 1625 não se deram bem no mercado, por que o diesel ainda era muito barato. O próprio P93 250cv da scania, é uma mosca ainda mais branca. Naquela época os V8 ainda eram cobiçados, era mais comum ver 112 no truck, o P93 veio só em 1995. Era uma época que motor fraco não tinham lugar no mercado, a diferença em dinheiro do consumo de diesel na época era mínima. Estava vendo um levantamento feito pela ANP, em 1990 o diesel estava 64 centavos o litro, transformando para reais. permaneceu esse valor até aproximadamente 98, em 2000 já era 80 centavos, 2003 chegou a R$ 1,50, 2008 R$ 1,80, 2012 R$ 2,10, não era pra menos que frotista procurassem modelos mais econômicos ou outras composições como o bitrem, aprovado para rodagem em 1998.
      FOTOS do primeiro bitrem (1988): http://transsobrerodas.com.br/1980.html, aproveita e divulga no site.

      Excluir
  2. Meu pai tem um desses, fabricado em 97 com carreta 3 eixos, é um excelente caminhão, pegou ele em 2006, rodados já 600 mil quilômetros, era de uma empresa frigorifica a qual trabalhava na mesma rota que o pai, ele fez o motor dele ano passado com +/- 1.380.000. Na minha região é praticamente só chapadão, e faz 3,1km/l de média com 27 toneladas, diminuiu um pouco agora que foi feito o motor, acho que precisa amaciar ainda. Mas se pegar estrada com muitos morros e serras, a média cai consideravelmente, em torno de 2,3 km/l. Moro no sul do rio grande do sul e aqui os 1630 valem a mesma coisa, ou até mais que muitos 1935 e 1941. Da mesma forma que um v8 scania ele apenas precisa de um mecânico que saiba o que esta fazendo, pra tirar o máximo proveito do caminhão. Motor dele é o mesmo do 35 porém não tem o primeiro pistão, o resto tudo igual (caixa, diferencial), meu pai gastou 4 mil a menos pra fazer o motor dele, comparado ao 35 que estava fazendo o motor na mesma mecânica. Outro ponto positivo é a tara, com graneleira 3 eixos juntos passa com 27 toneladas na balança. Mas tem os pontos fracos, precisa ter calma pra dirigir ele, motor dele é fraco, qualquer morrinho já é suficiente pra ter que fazer marcha, coisa que num caminhão mais potente não precisaria fazer, (aqui na região), porém ainda melhor que os motores 9 litros cummins, FPT 8 e 9 litros(ivecos) e parelho 112 HS 333cv subindo a serra dos 90. Não tem conforto que qualquer caminhão novo tem. Meu pai ainda coloca como ponto positivo o som do motor, que é um tanto peculiar. Essa é a opinião do dono do caminhão, só estou transpondo pra vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo depoimento, é por aí mesmo, o 1630 é valente, e sabendo tocar, vai longe e gastando pouco. Obrigado por compartilhar as informações.

      Excluir
  3. Boa Tarde amigos quero uma ajuda de vcs estou com muita duvida, estou pegando um 1630 ano 96 no toco pára puchar um serviço meu que são 3 baus Para eventos que tenho que pesam em media carregados de 8.000 a 16.000 no maximo,e vão trabalhar de dois a 3 dias no mes e ficar parado de 21 a 30 dias e novamente vai rodar de 2 a 3 dias e sera assim durante o ano todo, sera que vou fazer um bom negocio pois acho ruim pegar um carro eletronico para ficar parado esse tempo todo ou pegar um 1634 ( que particulamente adoro)mais investir quase o dobro para ficar tanto tempo parado .
    as duvidas são a manutenção do 1630 o consumo e a revenda,
    os outros cavalos que me interessam são:
    1933 mercedes frontal entra em qualquer local facil manobra
    19320 consteletion por ser frontal tambem ou ate 18310 titan ou tractor por ser um material leve o meu
    ou se desse para o meu bolso no momento o 124 360 scania ou o 1634 mercedes
    obrigado pela ajuda amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu apostaria no 1630, talvez seja o que tenha menos conforto dentre todos que citasse, provavelmente por ser o mais velho deles também. No entanto ele compartilha vários componentes de outros modelos(1625, 1935 e 1941) por isso torna suas peças de reposição fáceis de encontrar e baratas, tu pode ir numa concessionária e ver quanto custa um bico injetor do mercedes e do volks(do mercedes será em torno de 4 vezes menor e poderá fazer isso para qualquer outra peça do caminhão). Característica interessante nele é seu motor de 5 cilindros, todos os outros possui motor de 6 cilindros. Fabricantes de automóveis já estão adotando motores com um cilindro a menos e estes estão se saindo muito bem. A scania euro 6 na europa já destinou toda a faixa abaixo dos 400cv para os motores 5 cilindros. Tenho uma revista que indicava o 1630 como o caminhão com melhor consumo em 1997. Quanto a revenda não sei, sei que vale a mesma coisa que um volks 10 anos mais novo, por isso acredito ser fácil. Eu daria uma olhada nas scania P94 310cv e no 114 330cv.

      Excluir
    2. Incrivel a "nossa" visão como vemos. Cara Chata x Bicudo: Em Alguns pontos em Curvas ao entrar numa RUA; deparamos com MARQUIZAS nos prédios donde o bicudo se lança sobre o paseio e passa enquato o CARA CHATA tem de fazer 'uma ou mais manobras'. Mas, isso é algumas vantagens devido em alguns casos. Nas quais nem sempre ahamos as marquizas e algumas árvores ou placas e traves em nossas rotas. Ambos carros são de execelencias.

      GOSTO MUITO DAS BICUDAS SOBRE O PRETEXTO DO ASSOALHO DA CABINE QUE NÃO SE DISCUTEM, CURTE!

      vEJA SE CONSEGUI COMPRAR UM 1635 ANO: 2019.
      Gerson-Betim/MG
      Boa sorte!

      Excluir
  4. Boa Tarde amigos quero uma ajuda de vcs estou com muita duvida, estou pegando um 1630 ano 96 no toco pára puchar um serviço meu que são 3 baus Para eventos que tenho que pesam em media carregados de 8.000 a 16.000 no maximo,e vão trabalhar de dois a 3 dias no mes e ficar parado de 21 a 30 dias e novamente vai rodar de 2 a 3 dias e sera assim durante o ano todo, sera que vou fazer um bom negocio pois acho ruim pegar um carro eletronico para ficar parado esse tempo todo ou pegar um 1634 ( que particulamente adoro)mais investir quase o dobro para ficar tanto tempo parado .
    as duvidas são a manutenção do 1630 o consumo e a revenda,
    os outros cavalos que me interessam são:
    1933 mercedes frontal entra em qualquer local facil manobra
    19320 consteletion por ser frontal tambem ou ate 18310 titan ou tractor por ser um material leve o meu
    ou se desse para o meu bolso no momento o 124 360 scania ou o 1634 mercedes
    obrigado pela ajuda amigos.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite
    Estou comprando um MB 1630 meu primeiro
    Cavalinho e pra começar oque vcs acham ? Me ajudem aí amigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também comprei um e meu primeiro, vim ver os comentários...

      Excluir
  6. Boa tarde. O mb 1630 pode puxar um baú de 3 eixos? Não seria fraco para 3 eixos? Esta seria minha dúvida se puderem né ajudar. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até 27 toneladas pucha sossegado tenho uma desde 2007 não passo vergonha não não é um caminhão de dar problemas é a peças ainda encontra na concessionária a única queixa é o volante que esterça pouco

      Excluir
  7. Precizo tirar um motor desses do lugar queria saber o quanto ele peza para uzar os recursos. Certo

    ResponderExcluir
  8. Tem pouca informação do 1625, quase nada, caminhão truck, alguém consegue me informar a média de consumo dele?
    Quantas tonelada carrega?
    É muito problemático por ser 5 cilindros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MB1625 é praticamente um MB1630, a diferença é que o MB1630 é intercalado, isto gera 50cv a mais em relação ao MB1625. Outra diferença é a caixa, o MB é 8 marchas reduzidas, o MB1625 é 8 marchas simples, sem reduzida. Eu já tive um 25 no truck baú. De balança era ruim...12,5 toneladas. Consumo, bebe bastante. Mas, ele anda sempre passeando... é muita força pro truck. Baita caminhão. Não encomoda. O motor é o mesmo do MB1935, 1634... só que 1 cilindro a menos. Bem, na minha época que eu tinha ele, à 21 anos atrás, a galera tinha MB1618, MB1620...VW16200, VW16220...Scania P250...nada andava como o MB25....O que andava junto era o VW 16300....Espero ter ajudado..

      Excluir
    2. Amigo, vc teve a 1625 né? Vc lembra quanto fazia a média no truck carregado ou vazio? Valeu!!

      Excluir
    3. Tenho um 1625 médias na br 101 aqui no Sul 4,2

      Excluir
  9. Bom dia !
    Sou Ricardo Oliveira de Franco da Rocha-SP.
    Peguei um caminhão desse .
    Estou com dúvidas a respeito da quantidade de óleo que vai no motor.
    Acho que coloquei muito dai começou jogar fora e fumaçar .

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Galera, qual o peso de balança pra um 1625 leito trucado na carga seca, valeu e obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  11. Alguem podi me dizer quantos km faz o motor 5cilindros c 1 litro oleo no caminhao truck?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do peso que vc carrega e o tipo de trajeto..
      Mas andando no peso de balança.. ele faz 3km/L..é 1 motor de quase 10litros

      Excluir
    2. Quero adaptar um.no volks 12 140h. Com a caixa zf 6.maechas deitada como chamam. Caminhao esta com 3 eixo. E um bau 80m3. Tem diferencial original e.reduzido

      Excluir
  12. Queria saber se o 1630 ele tem um Bom desempenho na subida com a carreta 2 eixos com 22 toneladas

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde a todos... tenho um 1630 ano 97.. e esse cavalinho não tenho nada a reclamar, tenho ele desde 2003... já rodei mais de 1000000 de km já fiz todo o motor e em 2013 gastei em volta de 22.500.00, caminhao de baixa manutenção e econômico.... fazendo linha porto alegre são Paulo andando na maciota com peso de balança mas em média 2.8 na geral.e se o amigo quiser da um grauzinho na bomba coisa pouca pra não forçar o motor o 1630 incomoda 1935...

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde. Qual o Óleo diesel recomendado Para o Motor o400 449 cinco Cilindros. Ele não é Eletrônico.

    ResponderExcluir
  15. Tenho um honibos MB 449 freio motor dele. Já troquei coletor revisei parte elétrica mas achei que mesmo assim digita pouco de terceira praticamente não segura em será com pouco declive alguém pode me dizer se e normal desse motor isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo seu onibus e cambio zh 6 marchas? Qual o consumo dele. Estou planejando colocar um motor desse no meu caminhao

      Excluir
  16. Quantos litro de olio de motor vai nele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu foi 25 LT de óleo no motor, com filtro novo...

      Excluir
  17. Galera estou pensando em por o motor do 1630 no meu MB 2220 pra melhorar a economia e a potência do bruto oque dizem vai rodar com 20 toneladas de carga ,caixa zf 6 marchas ,o caminhão é traçado puxa madeira

    ResponderExcluir
  18. Qual e a tara do 1630 tenho uma.94

    ResponderExcluir
  19. Alguém tem a CLT pois minha carreta e de 15 mts não estou conseguindo fazer no DER apenas no modelo p preencher

    ResponderExcluir
  20. Oi bom dia. O 1630 vai bem na carreta caçamba 3 eixos

    ResponderExcluir
  21. Consumo de óleo Diesel da 1630 no truck carroceria aberto andando peso de 12 /13tom trajeto são Paulo capital a Sinop MT . saberiam me dar uma expectativa?

    ResponderExcluir
  22. Queria saber a média também d consumo dizel

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de saber urgente se alguém sabe onde fica a númeracao do motor do 1630. Se alguém puder ajudar agradeço

    ResponderExcluir
  24. 1630 baixando água o que pode ser alguém já passou por algo assim?

    ResponderExcluir
  25. Estou comprando Mercedes modelo 1525 / motor 1630 / caixa e diferencial e Charxis do 1935 ano 1988 .. Quanto carrego e qual consumo dele ? Alguém aí que tem um caminhão truck 1630 poderia me responder por gentileza 49988955399 .. Agradeço..

    ResponderExcluir

Scania T113 4x2 320_360 (modelo 94>)

Motor: DSC1121, 6 cilindros, 11022 cc, 320 hp à 1900 rpm e 145 mkgf à 1100 rpm            DSC1123, 6 cilindros, 11022 cc, 360 hp à 1900 rp...