segunda-feira, 22 de maio de 2017

DEMURRAGE X DETENTION (PARTE 1/2)

Se tem uma questão que toda transportadora deve se preocupar em uma operação de transporte de container, é com seus prazos. Existe prazo para enviar documentos, para agendar retirada em terminal, para entregar a carga na planta do cliente, e, tudo isso, se não cumprido, gera custos extras. É por isso que hoje vamos explicar a diferença entre Demurrage e Detention.
Primeiramente, é importante frisar que a Demurrage e Detention são entendidas no Brasil de forma diferente de como são compreendidas no exterior e, mesmo dentro do país, suas definições variam dependendo do armador.
Por isso dividiremos o artigo em duas partes para explicarmos como cada uma das formas é compreendida.
Vamos começar definindo o que seria, na teoria, a Demurrage.

Definição no Exterior
Demurrage: é a cobrança de sobreestadia que deverá ser paga pela transportadora/cliente referente a cada dia que o espaço de armazenagem do container no terminal foi utilizado além do estipulado (Free Time)* com o armador.
Exemplo: Free Time de 5 dias
Descarga do navio
Retirada do terminal
Demurrage
05/04/2017
15/04/2017
5 dias
Nesse caso, a transportadora tinha 5 dias para retirar o container sem que o prazo fosse extrapolado e, consequentemente, sem que fosse gerada cobrança extra. Portanto, a carga deveria ter sido retirada até o dia 10/04/2017 e, como esse prazo foi ultrapassado, a cobrança é feita por cada dia extra, ou seja, 5 dias.
Bom... agora que a carga foi retirada do terminal e iniciado o transporte do container, não precisamos nos preocupar com mais nada... certo?
Errado!
Assim como existe o prazo para a retirada o container, existe também um período para devolução do mesmo ao terminal. Caso esse período seja ultrapassado, haverá a cobrança de Detention.

Detention:  Ocorre quando a transportadora retira o container do terminal, porém não é devolvido dentro do prazo acordado.
Exemplo: Free Time de 5 dias
Retirada
Devolução
Detention
15/04/2017
23/04/2017
3 dias
Neste cenário, o container, que deveria ter sido devolvido no dia 20/04/2017, foi entregue 3 dias depois, e, por isso, irá incorrer o custo de Detention.
No entanto, no Brasil, a maioria dos armadores tem outro conceito com relação a tais termos, o que gera muita confusão.
No próximo artigo explicaremos como é entendido a Demurrage e Detention aqui no Brasil. Até lá!

Por Nicholas AndrewDa RodoQuick, em Santos - 18/04/2017 - Edição 016